Tenham bom humor

Bom humor está em falta no mercado. É raro ver alguém sorrindo e com um rosto animado. Do contrário, quando perguntamos se está tudo bem temos de estar prontos para ouvir uma lista de dificuldades: “dói aqui”, “não consigo pagar as contas”, “alguém está me perseguindo”, “me sinto só”, e por aí vai.

É claro que as dificuldades existem, porém não são pertinentes apenas à esta época. Sempre se teve histórias de problemas e desafios. Nossos avós saíram de Minas Gerais ou Nordeste em caminhões ‘pau de arara’, chegaram no Paraná sem lenço e sem documento, passaram muito frio e trabalharam arduamente. Muitos de nossos ascendentes morreram sem ao menos saber que doença tinham.

As dificuldades hoje são modernas, mas com a modernidade veio o mau humor, ou seja, a incapacidade de enfrentar os desafios com garra, com força, com ânimo e com alegria.

O Apóstolo Paulo orientava em Romanos 5.3-5:

E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança.

De fato, em nenhuma carta do Apóstolo Paulo que muito sofreu pelo evangelho não vemos sinais de mau humor. Em nenhum lugar ele pede para ficar sozinho, para não falar com ninguém, ou querendo se queixar infinitamente. É muito interessante a fala de que se alegrava no sofrimento. Parecia que quando aparecia um novo sofrimento Paulo dizia: Uhu! Mais uma oportunidade de obter a aprovação de Deus em mais uma área!

A modernidade nos trouxe a mentira de que não precisamos passar por dificuldades. O engodo de que o sofrimento só serve para deixar-nos irritados. Enganou essa geração a tal ponto de que quando alguém enfrenta um desafio já diz que o Cosmos trama contra ele e que tem muitos motivos para chorar.

É claro que nada nos impede de chorar e de passar pela tristeza, porém, é preciso encarar a vida com ânimo e bom humor:

“No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” João 16.33 b.

O bom humor vem de um coração alegre e bem disposto. Em Filipenses 4. 4 e 5 diz:

“Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! Sejam amáveis com todos”.

Que possamos praticar a alegria, ser amáveis, agradáveis e bem humorados. Assim, não vamos perder os amigos que nos cercam, nem enferrujar nossa família. Aliás, com a força de Deus e com a alegria poderemos vencer qualquer situação, e enquanto lutamos continuemos com um sorriso no rosto, transformando as tristezas em motivos de risos, e assim além de termos mais saúde emocional e física, ainda teremos paciência, aprovação de Deus e esperança.

Leia também

Chorai com os que choram Para muitas pessoas não é raro se emocionar em filmes e chorar com o sofrimento alheio nas telonas, movidos pelos enredos e por todos os mecanismos de sons e cores, porém, viv...
Juntando os cacos Ó Eterno, por favor, junta os pedaços e me restaura. Jer. 17.14 - A Mensagem. Em diversas ocasiões me vi quebrada. Com os sentimentos indefinidos e com os meus planos espalha...
Correria Cansamos muito. Vivemos exaustos numa era de muita informação e pouco conteúdo. Nunca se teve tanta oferta de locais para descanso, e no entanto, a população em geral sempre s...

Nos encoraje deixando um comentário!