Ser mulher

Ser Mulher

“[…] Noutra lavoura poderiam molestá-la”. Rute. 3.22b

Rute, viúva, escolheu acompanhar sua sogra, também viúva e pobre. Escolheu também o Deus e o povo de Noemi, sua sogra. Rute havia entendido claramente aquela mensagem: deixará seu pai e sua mãe… Fez da família de seu esposo a sua família. O carinho e o companheirismo que cercavam esse relacionamento era claro, puro e evitava depressão e solidão.
Mas, havia um desafio: a sobrevivência de ambas.

Rute, saía para recolher as espigas que ficassem pelo caminho dos ceifeiros, e assim supria as necessidades básicas de sobrevivência da sogra e sua.

Um dia entrou no campo de um homem bom: Boaz. Este ordenou aos ceifeiros que deixassem mais espigas para que Rute pudesse ter êxito, falou aos homens que trabalhavam para ele que não a prejudicasse e disse à ela que ficasse sempre em suas terras.

Ao informar a sogra sobre esse gesto ouviu o seu conselho de permanecer ali e, que ali estaria protegida de ser molestada.
Interessante como isso é antigo. Desde os primórdios as mulheres sofrem por serem desrespeitadas mesmo no trabalho, na escola, na rua, por homens sem caráter e compaixão.

Mas, existem pessoas como Boaz que protegem-nos da ignorância, da violência e da estupidez de outrem. E existem ‘Noemis’, mulheres mais velhas que nos servem de exemplo, de companheirismo, de fidelidade, humildade, de proteção. Que nos aconselham, incentivam, preparam e ajudam-nos a nos manter integras e de reputação ilibada.

Ser mulher, ainda mais sozinha, é um desafio quando o mundo entende como fácil, carente ou vadia. No entanto, haverá Noemi e Boaz, que dependerá suas ações de nossa escolha em permanecer com eles, embora possa parecer ultrapassado, ouvir seus conselhos que, podem significar para outros, cafona e atentar para a obediência, de maneira que possamos continuar livres da opressão e preparadas para continuar realizando o projeto de Deus.

Rute foi avó de Davi, o amigo de Deus.

E nós, quem seremos dependerá das escolhas de hoje.

Leia também

O oculto “Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz” Lucas 8.17. Em Josué 7, Acã se apossou do proibido. S...
Acusado e acusadores   Em João 8 lemos a história de uma mulher pega em ato de adultério e que fora levada até Jesus. Questionaram Jesus acerca de sua postura frente a um pecado intolerado p...
Emaús – o caminho do Encontro... O evangelho de Lucas, capítulo 24, a partir do versículo 13 nos conta a história de dois seguidores de Jesus, em um trajeto de, aproximadamente 10 km pelo caminho que leva a E...

Nos encoraje deixando um comentário!