Colocando as coisas em ordem

Se eu morrer, quem vai continuar

Naquele tempo Ezequias ficou doente esteve perto de morrer. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse:

“Assim diz o Senhor: ‘ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer, não se recuperará'”. 2 Reis 20.1

Se ouvíssemos uma sentença dessa qual seria nossa reação? Penso que, a maioria de nós, faria como Ezequias fez: chorou amargamente, e fez uma rápida justificativa de que não merecia morrer naquele momento.

Deus ouviu a sua oração e lhe acrescentou 15 anos a sua vida. Porém, ao ler esta passagem nos deparamos com algo Ezequias não deu importância: ele não colocou a casa em ordem! Teve mais quinze anos para fazer isso e não o fez!

O fato que comprova isso, é acerca do filho que o substituiu no trono, Manassés, ter sido um dos piores reis que o povo já teve. Foi idólatra, sacrificou seu próprio filho para Moloque, derramou sangue inocente e fez o povo cometer muitos pecados.
Ezequias não se preocupou em deixar descendentes que seguissem seus passos, e não pensou no futuro da nação. Ao ser informado de que a nação sofreria futuramente ele responde: “Boa é a palavra do Senhor que anunciaste”, pois entendeu que durante sua vida haveria paz e segurança. 2Reis 20.19.

Ezequias tinha um certo egoísmo e isso fez que a nação sofresse muito após sua morte.

Nos dias de hoje talvez estejamos preocupados com nosso bem-estar, vida longa e cura das enfermidades. Quiçá estejamos ignorantes quanto ao futuro da nossa família, com a educação dos filhos e transmissão de valores. Isso poderá custar o afastamento de Deus, a manifestação da maldade e com a colheita de todas essas consequências por parte dos nossos descendentes. Com isso concluímos que é mais fácil liderar um povo a colocar em ordem a própria casa.

Porém, nossa casa em ordem poderá fazer perpetuar nas gerações seguintes e, por onde os nossos filhos passarem, a paz, os bons costumes e o temor a Deus.
Que Deus nos ajude!!!

Leia também

Um abismo chamando outro Em 2 Sam. 11, numa época em que os reis saíam para as guerras, Davi acordou tarde em sua confortável mansão e sem perceber seu erro, foi para a sacada apreciar a paisagem. Viu...
Desafios do dia a dia Uma das maiores dificuldades do ser humano é conhecer a si próprio. Desde criança nos deparamos com escolhas e, dificilmente temos convicção do que realmente queremos. Hoje, ...
O direito da criança do ponto de vi... Num domingo de manhã, com o corpo sentindo o estresse da semana, vou com minha filha, na ocasião com apenas 7 anos, ao Mercado. Precisávamos comprar algo para preparar o almoç...

Nos encoraje deixando um comentário!