O significado de El Shaddai na Bíblia
Em Gênesis 17.1, Deus apareceu a Abrão e lhe disse:
“Eu sou o Deus Todo Poderoso; ande na minha presença e seja perfeito”
No hebraico, essa expressão Todo Poderoso está escrito: El Shaddai, um dos atributos de Deus é Poderoso, o Deus que pode todas as coisas, que é Onipotente!
Confiança e dependência do Deus Onipotente
Há cerca de 21 anos, uma jovem senhora, casada e com uma filha pequena, sobe uma avenida a pé para prestar um vestibular. Era um domingo.
Essa jovem senhora, havia terminado o Ensino Médio, havia 10 anos. Ao longo desse tempo serviu em missões, inclusive, fora do país, e agora retornava para se capacitar para aquilo que Deus estava planejando.
O caminho foi feito cantando uma canção em que dizia: “El Shaddai, meu Pastor, cuida de mim”. Então, munida de 4 meses de um curso intensivo pré-vestibular, se encontrava com muitos jovens, recém-saídos da Escola, com apenas o foco do estudo.
Apesar das diferenças com aqueles que fariam a mesma prova, ela se sentia cuidada o tempo todo por aquele que é Onipotente.

O tempo passou, as lutas já não são as mesmas, passou no vestibular, estudou por 4 anos em uma Universidade de qualidade, já há tempos trabalha na área, hoje continua casada e com duas filhas adultas, que estudaram na mesma Universidade, mas, continua dependendo do El Shaddai.
As promessas de El Shaddai permanecem firmes
O mundo mudou muito! Hoje temos toda a tecnologia e modernidade na palma da mão e a internet acessível em praticamente qualquer lugar, no entanto, a guerra espiritual continua no mesmo “modus operandi”. O inimigo das nossas almas tenta afligir-nos, tirar a nossa paz e colocar dúvidas quanto ao futuro.
Portanto, na oração de hoje, o Espírito traz a lembrança do El Shaddai, do Deus que pode fazer qualquer coisa, que é operante e forte, mais do que qualquer aflição.
Certamente o Deus Onipotente tudo governa. Toda a nossa caminhada, desde a nossa profissão, família, ministério e relacionamentos. Afinal, o El Shaddai tem tudo sobre suas mãos e ainda opera maravilhas.
Ele se revela a nós, El Shaddai se apresenta e diz: ‘Ande na minha presença’, esteja diante de mim, clame a mim e te responderei. El Shaddai continua fazendo dos que lhe obedecem pais de multidão, provendo tudo o que precisamos e multiplicando a nossa descendência.
Para tanto, nossa vida continua sendo dele. O mundo pode ter mudado e se tornado um lugar mais difícil de viver, mas o pacto realizado lá atrás continua de pé, e Suas promessas haverão de se cumprir. Como fora com Abraão, Isaque e Jacó, El Shaddai continua escrevendo a Sua história, e é um privilégio fazer parte dela.
