Perguntas irrelevantes

Ilustracao de um cego

Alguns achavam que o milagre não devia ter acontecido!

O que ele fez? Como lhe abriu os olhos?

Essas eram as perguntas que os judeus fizeram ao ex-cego, curado por Jesus – perguntas irrelevantes.
Interessante que, eles estavam furiosos, pois Jesus havia feito um milagre em pleno sábado. Mas, ao mesmo tempo ficaram intrigados pelo fato de que o homem havia sido cego desde o nascimento e agora já não era e então surgiram perguntas e o homem não lhe dava as respostas que desejavam ouvir.

Milagre não se explica, por isso se chama milagre. Milagres são maneiras de Deus agir, ignorando o histórico, o conhecimento do caso, a ciência, as perspetivas dos estágios da doença ou da piora da dificuldade financeira.
O ex-cego foi bem suscinto: “só sei de uma coisa: eu era cego e agora vejo”.

Às vezes, queremos compreender o que não tem explicação. Agimos com arrogância e desejosos de detalhes. Porém, Deus não precisa explicar nada para nós! Não existe essa obrigatoriedade entre o oleiro e o barro.

Foge da nossa compreensão humana o fato de que uma mistura de barro com saliva ter devolvido a visão em alguém. O cego O milagre na vida de um cegopassa a ver e devido a esse milagre passa a ser investigada a ação do homem que fez com que isso acontecesse. Possivelmente, havia outras situações precisando de investigação: o modo de tratamento dos judeus nas sinagogas, a acepção de pessoas e a arrogância deles, mas eles estavam mais preocupados com uma ação ocorrida no sábado e que mudou a vida de alguém, que, até então, dependia de migalhas para sobreviver.

A emancipação dos desvalidos é motivo de preocupação para os detentores do poder. O medo de que alguém saiba um pouco mais do que eles, ou que veja o que estão querendo esconder tira o sono do homem mal, arrogante e escravizador.

Como isto foi te acontecer? Me explica? É a pergunta mais idiota de quem não consegue celebrar a cura de alguém, daquele que não está acostumado a se alegrar com os que se alegram, com os que possuem inveja e que desejam manter o controle das regras do sábado, da manutenção do estado de miséria e sofrimentos humanos.

Em geral, as pessoas desejam saber muito os detalhes dos acontecimentos quando percebem que perderam o controle da rotina, das regras e dos rituais. Mas, Jesus vem para desfazer a ordem imposta e trazer cura e alegria, sem explicação lógica, através dos milagres.

É melhor deixar as perguntas de lado. Ignore o processo e celebre os olhos abertos. O que era cego vê, o paralítico anda, e os pobres podem entrar no Reino dos Céus! Jesus veio, Jesus se importa, e se preciso for, ele mistura saliva com terra formando uma lama e passará nos nossos olhos para sairmos da nossa condição de mendigos para a manifestação da glória de Deus.

Leia também

O oculto “Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz” Lucas 8.17. Em Josué 7, Acã se apossou do proibido. S...
Emaús – o caminho do Encontro... O evangelho de Lucas, capítulo 24, a partir do versículo 13 nos conta a história de dois seguidores de Jesus, em um trajeto de, aproximadamente 10 km pelo caminho que leva a E...
Correria Cansamos muito. Vivemos exaustos numa era de muita informação e pouco conteúdo. Nunca se teve tanta oferta de locais para descanso, e no entanto, a população em geral sempre s...

Nos encoraje deixando um comentário!