Quando a tristeza insiste em permanecer

É certo que não temos todos os dias bons. Nem sempre estamos alegres e passamos por várias estações ao longo da nossa vida.

Mas, há momentos em que a tristeza insiste em permanecer. Por mais que procuremos motivos que gerem alegria, bons pensamentos e boas experiências, continuamos a lutar contra um coração nublado e abatido.

Perguntamos como o Salmista: alma, por que estás abatida? Porque anda inquieta? Por que te estremece, fazendo o coração disparar e adoecer? Ou ainda por que me faz perder o sono, e revirar na cama horas a fio?

A nossa sociedade não aceita a tristeza. Ela oferece a pílula da felicidade, e ela está repleta de vídeos engraçados para a gente evitar pensar em problemas ou situações que nos deixam entristecidos.

tristeza que insiste

Uma animação chamada “divertidamente” fala bastante sobre isso. Como tentamos driblar as frustrações e tristeza. Como evitamos chorar, e deixar as lágrimas escorrerem.

No entanto, não raro o rei Davi chorava, os profetas choravam, e até Jesus chorou. Nesse sentido, precisamos encarar a tristeza e os motivos que nos levam até ela. A tristeza faz parte da nossa vida, e é claro que não pode ser a única estação, mas ela, vez ou outra nos fará companhia.

Às vezes choramos pela falta de alguém, pelo sonho que não se cumpriu.
Eventualmente choramos pela esperança perdida, choramos por nos sentirmos sós. Enfim choramos tanto na vida…

O Salmo 46 diz: Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação. No choro, na tristeza, e tristeza sobre tristeza, Deus está conosco.

Deus não está esperando que fiquemos rindo como hienas. Deus sabe quem somos nós. Nossa finitude nos impede de vermos o futuro e de entendermos o passado. Dentro de nós há uma alma que é afetada pelo entorno, e pelas adversidades. Isso não nos torna indignos da presença de Deus, mas mostra a nossa humanidade e necessidade dessa presença todos os dias da nossa vida.

Então, se a estação é a das lágrimas: choremos, cientes de que Deus está colhendo cada uma das nossas lágrimas e certos de que essa estação passará e ainda nos alegraremos, viveremos dias felizes. Se não for aqui, será com Ele, eternamente.

Ó Senhor, tem misericórdia de nós; temos esperado em ti. Sê tu o nosso braço cada manhã; sê também a nossa salvação no tempo de tribulação.

Isaías 33:2 [A21]

Nos encoraje deixando um comentário!