Cuidar, uma questão de compromisso com Deus

Orando e ensinando mesmo quando te abandonam ou rejeitam.

O profeta Samuel era juiz em Israel. Sua vida foi uma vida de dedicação à Deus e ao serviço do povo.

Profeta Samuel ouvindo Deus pela 1 vez - compromisso

Ainda pequeno foi deixado no Templo por sua mãe, pois era fruto de uma promessa feita a Deus. E, por toda a sua vida julgava o povo e liderava a nação.

Mas a velhice chegou e Samuel foi confrontado pelo povo por um pedido de um Rei.

Sabendo que essa não era a vontade de Deus para o povo, Samuel tentou desconstruir essa ideia, porém sem sucesso.

Ao levar o pedido do povo a Deus, foi tranquilizado pelo Senhor que lhe disse: não é a você que eles rejeitam, mas a mim!

No discurso de despedida, Samuel retomou as implicações acerca do assunto, apresentou o Rei e disse: 

“Quanto a mim, certamente não pecarei contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Continuarei a lhes ensinar o que é bom e correto. Temam o Senhor e sirvam a ele fielmente, de todo o coração”

1 Samuel 12.23, 24

Uma questão de compromisso!

Essa fala de Samuel demonstrou que ele tinha um compromisso com Deus de cuidados pelo povo. Esses cuidados envolviam: oração e ensino (veja como servir a Deus e fazer a diferença).

Samuel era idoso, estava sendo retirado de sua posição de liderança da nação, pois o povo desejava um rei jovem, guerreiro e vistoso. No entanto, embora preterido, Samuel seguiu sua missão de intercessor e conselheiro.

Acima de todo amor que ele pudesse ter à nação, Samuel tinha um compromisso com Deus, que inclusive, se tornaria pecado caso deixasse de cumpri-lo.

O povo pode questionar nossa liderança, pode desejar algo novo, e Deus ouve e atende. Não sendo o que Ele deseja, haverá as consequências, mas Ele pode permitir. No entanto, o nosso compromisso e responsabilidades não acabam. Não nos tornamos isentos do serviço que Deus nos confiou. 

Aquilo que nos foi estabelecido por Deus só poderá ser retirado por Ele.  Nenhuma estrutura humana pode suplantar o que Ele nos confiou.

A oração e os conselhos para que sigam o que é bom e correto devem continuar.

A tarefa não foi concluída. Deus espera que demos continuidade ao trabalho e que sejamos obedientes independente da situação.

Participe desta postagem! 

Comente aqui sobre o nível de compromisso que você consegue ver (ou não) na igreja e nos cristãos.

Nos encoraje deixando um comentário!