Resolvendo as tristezas do coração

“Por que o seu rosto parece tão triste se você não está doente? Essa tristeza só pode ser do coração!”

Neemias 2:2 NVI

O rei Artaxerxes conhecia o seu copeiro Neemias. Neemias não era uma pessoa triste, não vivia chorando e nem abatido. A única vez que se apresentou assim ao rei, chamou-lhe a atenção.

Neemias também não estava doente, fato que as vezes também deixa o nosso semblante abatido, mas Neemias estava muito triste.

Neemias devia ainda ser um copeiro muito querido, provavelmente estava sempre animado, mas nesse dia ele estava muito entristecido.

A tristeza de Neemias se justificava pelo fato de Jerusalém estar com os seus muros derrubados, com suas portas destruídas. Isso significa que Jerusalém estava à disposição de todos os seus inimigos, em risco e totalmente vulnerável.

Na vida passamos por tristezas que nos abatem. Não conseguimos disfarçar o desânimo e a frustração. Nos apresentamos perante às pessoas com a aparência pior possível: rosto empalidecido, semblante descaído e segurando o choro.

Não é sempre que nos vemos perante alguém como o rei Artaxerxes. Nem sempre as pessoas se preocupam conosco, nem sempre querem saber o que nos aconteceu como forma de nos ajudar, nem sempre se importam com a nossa situação.

É fato que a tristeza excessiva pode nos destruir. Embora faça parte da nossa vida, não pode ser rotina. Não pode se tornar a parte mais importante de nós.

1. Como aconteceu a Neemias, é preciso identificar a causa da tristeza.

Por que estou triste? Ou como o Salmista Davi disse, no Salmo de número 42: “por que está abatida, oh minha alma?”

Ao passarmos a desempenhar nossas funções com o coração cheio de tristeza, precisamos cuidar da origem da dor.

Por que estou chorando? Por que sinto angústia? Por que me sinto assim?

Você sabe identificar a causa da sua tristeza?

2. Traçar os planos de enfrentamento do problema;

Precisamos avaliar os custos da resolução, o que precisará ser feito, o caminho que nos levará à cura, quem será envolvido nisso.

Podemos precisar fazer uma viagem para um pedido de perdão, ou para um tratamento necessário, talvez precisaremos de reunir a família, mudar de emprego, de cidade, o que, realmente precisa ser feito para tratar a origem da tristeza? Quanto de pessoas estarão envolvidas nesse processo?

Neemias fez um plano, ele sabia por onde ia passar e os recursos que precisaria para resolver o que o estava angustiando. Não sabemos quanto tempo levou esse planejamento, mas qualquer planejamento requer precisão, cautela, levantamento de recursos e etc. Não ignore a tristeza, não ignore a sua causa, esteja disposto a enfrentar o necessário para vencê-la.

2. Resolver aquilo que nos está destruindo é o próximo passo.

O planejamento não pode ser engavetado. Após a análise realizada é hora de tomar os passos necessários: colocar o plano em ação!

Fiz uma pós graduação vinculada a área da Administração, ali aprendi que depois de planejado o projeto só terá eficácia se for colocado em prática. Resolver conflitos que geraram tristeza dá trabalho, envolve uma serie de pessoas, lugares ou estruturas, como era o caso de Neemias. Neemias enfrentava perigos e até ameaças, mas ele estava decidido a resolver aquele problema! Não era algo simples, era complexo e envolvia outras pessoas.

Às vezes, não queremos resolver os problemas, porque tememos arranjar outros problemas… ou aquele mal é tão complexo, envolve tanta gente, e poderá custar a bonança que a família está usufruindo, mesmo que essa bonança esconda um turbilhão por baixo do tapete. Outras vezes, queremos poupar os outros porque mexer no mal e reconstruir vai levantar poeira, sujeira, vai incomodar… Mas, é necessário!

Qualquer reconstrução que seja pra trazer proteção, alegria e segurança é bem vinda, seja na nossa vida familiar, na nossa vida financeira, na nossa igreja e nos nossos relacionamentos.

Conclusão

Então, mãos à obra! Enfrente o que é necessário e coloque um fim à tristeza que está te consumindo. Não é bonito se martirizar, não é saudável se tornar a eterna vítima, há uma nova oportunidade de Deus para que você aprenda com a atitude de Neemias e enfrente a verdadeira causa do que está te corroendo.

Nos encoraje deixando um comentário!