A Espera que Dói: O Grito Silencioso de Crianças Acolhidas por uma Família

Essa é a “arte” de um filho sem pai e sem mãe. As crianças acolhidas institucionalmente sofrem enquanto se preparam para participar de comemorações alusivas ao dia dos pais ou das mães em ambientes escolares.

Algumas delas, já destituídas, aguardam na fila de adoção por uma família que não tenha preferência por bebês e/ou que aceitam receber grupos de irmãos, enquanto passam os seus dias ansiosos por uma família que possam pertencer.

Ler mais

Vencendo o medo do fracasso 

vencendo o medo do fracasso

Na atual era da sociedade do desempenho, falhar é inadmissível. Cobram-se grandes feitos, expectativas superadas e sonhos realizados.

Não é à toa que a ansiedade e depressão andam em alta. Os transtornos são estimulados pelos resultados indesejados que podem acometer qualquer um.

A gente se prepara para criar o futuro de acordo com o que se sonha, no entanto, o futuro é desconhecido e não se pode calcular apenas pelos nossos esforços.

O medo do fracasso pode até levar a atos extremos contra a própria vida, e pode adoecer. No meio dos pensamentos estão aqueles: “o que eu vou dizer?” “O que vão falar?”, ou seja, está intrinsecamente ligado à imagem do que apresentamos aos outros.

Ler mais

Quando a tristeza insiste em permanecer

tristeza do coração que insiste

É certo que não temos todos os dias bons. Nem sempre estamos alegres e passamos por várias estações ao longo da nossa vida.

Mas, há momentos em que a tristeza insiste em permanecer. Por mais que procuremos motivos que gerem alegria, bons pensamentos e boas experiências, continuamos a lutar contra um coração nublado e abatido.

Perguntamos como o Salmista: alma, por que estás abatida? Porque anda inquieta? Por que te estremece, fazendo o coração disparar e adoecer? Ou ainda por que me faz perder o sono, e revirar na cama horas a fio?

A nossa sociedade não aceita a tristeza. Ela oferece a pílula da felicidade, e ela está repleta de vídeos engraçados para a gente evitar pensar em problemas ou situações que nos deixam entristecidos.

Ler mais

Agitado como árvores numa tempestade

árvore na tespestade

Havia chegado à corte de Judá a seguinte notícia: “A Síria se aliou com Israel contra nós!” O coração do rei e de seu povo estremeceu de medo, como árvores se agitam numa tempestade.

Isaías 7.2

A princípio, quem nunca teve o coração estremecido de medo? Ou quem nunca perdeu sono ou apetite por conta de uma ameaça? Afinal, quem nunca sofreu com uma notícia aterrorizante?

O rei e o povo estavam apavorados! Eles não estavam preparados para uma guerra contra Israel e o exército da Síria! Eles se agitaram, ficaram ansiosos e desesperados!Todos sofremos com diagnósticos médicos indicando um grave problema de saúde, ou com a demissão do emprego ou ainda com a notícia da morte de um querido e com más noticias.

Ler mais

Como se livrar dos parasitas na vida

Cacnho sendo cuidado

Nos últimos dias passei por uma situação complicada com a cachorrinha da minha família. Ela é uma “senhora” que nunca teve problemas com carrapatos, mas nos últimos dias foi infestada por esses parasitas.

Além do remédio (via oral) e banho, precisei me dedicar a procurar pelos bichinhos que estavam grudados nela.

Havia machucados espalhados pelo corpo e alguns bichos davam muito trabalho para serem retirados. Eu usava uma pinça, e precisava segurar o animal firme para a limpeza necessária.

Ler mais

A importância da Bíblia na família

biblia-filhos-familia

Gravem essas palavras… Ensinem-nas a seus filhos… Andando pelo caminho, sentados à mesa… Para que tudo lhes prospere! (Conforme Dt. 11.18-21)

No mundo do Islã, as crianças aprendem a ler e a escrever no Alcorão. Aprendem a decorar e a recitar versos e mais versos. Enquanto crescem, vão sendo desafiados e aprender mais do livro que rege a sua religião. No mundo cristão, onde dizemos saber de Cristo e imita-lo, pouco se sabe da Bíblia. Cantamos bastante e isso é bom, mas recitamos pouco das escrituras sagradas.

Considero-me grata por ter vivido uma infância com Escola bíblica dominical, onde aprendíamos a decorar a Bíblia. Aprendi mais da Bíblia na infância do que no Seminário. Na adolescência, fazíamos debates bíblicos e a competição estimulava a conhecer mais da Palavra.

Ler mais