Tempestade e desobediência

Os marinheiros, no meio de uma tempestade perguntam a Jonas:

Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: “O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme?”

Jonas 1:11 NVI

Não é a primeira vez que falo sobre Jonas aqui no blog, mas cada meditação tem seu enfoque e seu aprendizado.

Jonas recebeu uma ordem, mas a desobedeceu. Pegou um navio para outro destino e o castigo veio, não somente sobre Jonas, mas sobre a embarcação. Enquanto os homens se desesperavam, Jonas dormia o sono da rebeldia, da falta de compromisso e da irresponsabilidade.

Os homens lançaram sorte e ela caiu sobre Jonas, e na tentativa de descobrir o que aconteceu, lhe perguntaram: o que devemos fazer com você para que o mar acalme?

Jonas e a tempestade

A tempestade tinha um motivo: atingir Jonas! Aquele que correu de Deus, aquele que não se importava com Nínive e que desejava a destruição daquela cidade. Ele não se importava com as crianças, com os deficientes, com as mulheres, com os animais ou com os homens! Ele não queria que Deus lhes desse a chance de se arrepender!

Há profetas e profetas! Há os que obedecem a voz de Deus, e há o que escolhem a mensagem, o povo e o destino.

Às vezes, toda a embarcação, todos os seus marinheiros e viajantes sofrem por causa de uma pessoa! Enfrentamos tempestades que são enviadas para os profetas que viajam conosco num destino de fuga!

Eu na tempestade

Ou, pode ser que o Jonas sou eu, ou é você! Escondemos dentro de um barco a nossa covardia e adormecemos o sono da inércia enquanto outras pessoas tentam salvar a embarcação! Navegamos sem destino, sem rumo e sem propósitos, ao passo que nossa presença atrai para tantas pessoas o caos, a tempestade na iminência de naufragar o Navio, colocando a vida de outras pessoas e seus sonhos em perigo!

Jonas escolheu entrar em um navio que ia para uma direção diferente da que Deus o chamou, e as pessoas, desconhecendo o perigo, o acolheram e as suas vidas estavam agora correndo um enorme perigo.

Ao final, Jonas foi jogado ao mar e a vida das pessoas no barco foi salva, mas Deus ainda teve misericórdia de Jonas e deu mais uma oportunidade.

O que fazer na tempestade

Não podemos sair culpando as pessoas pela desgraça que nos sobrevém. É claro que muitas das adversidades nós mesmos as causamos, outras são destinadas para tratar o nosso caráter, mas quiçá, vivenciamos algumas simplesmente por estarmos no mesmo barco de um Jonas! E corremos risco de afundar diante do mar revolto!

É importante saber qual o motivo, orar e nos colocar diante de Deus, e ainda é necessário, diante da nossa desobediência, não procurar um lugar para nos esconder, pois diante dessas tentativas, colocamos todo o barco em perigo!

A missão que Deus nos confiou pode nos parecer injusta, mas não é baseado no nosso senso de justiça ou de merecimento. A mesma graça que nos alcançou quer alcançar outros, independente de nossa identificação! Nós apenas somos os mensageiros, e isso já é um grande privilégio!

Nínive nos espera, com sua violência, materialismo e idolatria! Mas, o Senhor se preocupa com todos os habitantes e deseja que a Cidade se arrependa e possa mudar os seus caminhos!

Diante do chamado de Deus escolha obedecer, e assim as outras pessoas não serão atingidas pelo vento da consequência dos nossos próprios atos.
E, se estiver envolto em um mar de confusão e perigo clame ao Senhor dos mares, e Ele saberá o que fazer e o que nos orientar!


Lídia Loback
28.05.20


Se inscreva nos canais do YouTube e Facebook, e seja informado sobre novos conteúdos bíblico de qualidade, que abençoam sua vida, e compartilha com seus contatos, para que outros possam ser abençoados também!

Canal no YouTube: youtube.com
Pagina no FaceBook: /respingosdagraca
Pagina Pessoal on FaceBook: /lidia.loback

Videos no YouTube:

Nos encoraje deixando um comentário!